terça-feira, 12 de maio de 2015

Shelagh McDonald


Shelagh McDonald (nascida em 1948) é uma cantora e compositora folk escocesa, que lançou dois álbuns antes de seu desaparecimento abrupto e misterioso em 1971. Em seus álbuns, ela contou com participações de importantes nomes do folk-rock inglês, como Richard Thompson, Dave Mattacks, Danny Thompson, Keith Tippett, Keith Natal, Fotheringay, assim como Ian Whiteman, Roger Powell e Michael Evans, e Mighty Baby.


Em 23 de Junho de 2005, quando os albuns de McDonald tinham sido relançados em CD, um artigo de Charles Donovan no jornal The Independent tratou do desaparecimento da cantora. A chamada acabou republicada em jornais locais como o Glasgow Herald e o Scottish Daily Mail. Este último chamou a atenção da própria Shelagh McDonald. Em novembro de 2005, ela apareceu nos escritórios da Scottish Daily Mail, e contou sua história. Seu retiro da vida pública se deu depois de uma viagem de LSD ruim, que a deixou paranóica e com uma voz arruinada. Na ocasião, ela voltou a viver com os pais e arrumou um emprego em Edimburgo, até conhecer e se casar com um livreiro chamado Gordon Farquhar. Os dois viveram uma vida nômade no norte da Grã-Bretanha, mudando de casa em casa (e mesmo de tenda em tenda). 


Na entrevista em 2005, McDonald disse que sua voz tinha melhorado e ela foi novamente interessado em fazer música. O renovado interesse em seu trabalho a deixou surpresa e também grata. Depois disso, só se ouviu falar dela novamente em 2012, quando ela revelou à revista fRoots que, desde a morte de seu parceiro no início do ano, ela retomou o contato com outros músicos, e está cautelosamente planejando discretas apresentações ao vivo e esperando para gravar novo material. Em uma entrevista de outubro de 2013 para o The Guardian, ela revelou que de fato gravou um novo álbum, mas sem fornecer mais detalhes a respeito.

(fonte: Wikipedia)

Opinião do blog:

Diante de boa parte das cantoras de folk do fim dos 60 e início dos 70 que já ouvi, o som de Shelagh se destaca por diversos motivos: uma interpretação segura e emocionante, ótimas composições, e arranjos também muito bons. 

O que parece ter sido o motivo da cantora ter se tornado desconhecida foi mesmo o seu repentino sumiço, fator suficiente para dissolver o interesse de fãs em potencial. Mesmo problema que acometeu cantoras como Laura Nyro (sobre a qual fizemos todo um blog homenageando sua vida e obra). 

Eu particularmente acho seu segundo disco, Stargazer, bem superior ao primeiro, até por preferir trabalhos com acento mais introspectivo. Mas ambos devem agradar em cheio os ouvintes de cantoras folk como Joni Mitchell, Carole King, Laura Nyro, Sandy Denny, etc.

Discografia:


Album (1970)

Stargazer (1971)

Um comentário: