terça-feira, 4 de agosto de 2015

Resenha (e legenda traduzida) do filme Genesis: Together and Apart

Fonte da imagem: viafanzine.jor.br

Em 2014, a emissora britânica BBC conseguiu a façanha de reunir todos os antigos integrantes do Genesis e entrevistá-los (separadamente, e até juntos, na mesma sala) para realizar o que supostamente seria "o" grande documentário sobre sua longa carreira. O resultado foi Genesis: Together and Apart (ainda não lançado no Brasil).

É um ótimo filme, que prende a atenção do início ao fim. O grande chamariz do documentário são as novas entrevistas com os integrantes (todos vivos e em atividade, exceto Collins, que teve que se aposentar precocemente devido a uma série de problemas de saúde: vértebra quebrada, problemas nos pulsos, de ouvido, pancreatite...).


O Genesis já foi assim...

Há muito material de arquivo interessante, fotos raras, depoimentos paralelos muito ricos, e a parte que cobre os anos 70 é razoavalmente abrangente. Nessa 1a metade, a grande lacuna foi a cobertura rasa dada ao disco Selling England By The Pound, por vezes considerado como o melhor disco de prog rock de todos os tempos, e que mereceu cerca de 1 minuto do filme. Em compensação, perdeu-se muito tempo mostrando como foi produzido um clipe de bonecos com a banda, já na sua fase pop dos anos 80.

No fim das contas, o diretor John Edginton privilegia descaradamente a fase pop, dando a entender que a 1a fase da banda (com Peter Gabriel e Steve Hackett) foi apenas um esboço para o que viria a ser o "verdadeiro Genesis". Sublinarmente, há uma mensagem de sucesso como algo atrelado à vendagens e hits nas paradas e rádios. A meu ver, essa é uma interpretação bastante discutível. 

...e ficou assim.


Todo o prestígio da primeira fase da banda (que influenciou mais da metade das bandas progressivas no mundo todo, e é cultuada por audiófilos e fãs nerds do gênero) não é a prioridade aqui. E há a lacuna das carreiras solo de Steve Hackett e Anthony Phillips (minhas carreiras solo preferidas dentre todos, devo dizer). Outra lacuna, essa menos comprometedora, é sobre o disco Calling All Stations, de 1997, com Ray Wilson nos vocais.

A banda reunida para o documentário


A grande polêmica envolvendo esse filme ficou a cargo dos dois ex-guitarristas da banda. Principalmente de Steve Hackett, reclamando que a edição final não só cortou boa parte de suas falas, como ignorou completamente sua carreira solo. Sobre isso, Mike Rutherford disse que foi notado pelos outros integrantes, e que a 1a edição era ainda pior nesse sentido. A versão final que vem a público, mesmo mostrando mais sobre Hackett que a anterior, ainda é bem injusta com o guitarrista. Anthony Phillips também reclamou sobre a ausência de sua carreira solo, mas suas declarações reverberaram menos.


Ainda assim, o filme vale a pena, pois o legado e as histórias envolvendo os integrantes é muito maior que toda essa possível interpretação ou direcionamento. A edição é muito bem feita, e se assiste do início ao fim sem cansaço ou enfado. Um ótimo documentário no sentido técnico, da produção. 

Contudo, se tivesse feito justiça às carreiras dos guitarristas e dividido por igual o foco entre as duas fases da banda (com Gabriel e Collins), creio que Together and Apart se tornaria o filme definitivo sobre o Genesis.  

*
Além dessa resenha, o Antiquário do Som traz um presente para seus leitores: a legenda traduzida para o filme Genesis Together and Apart. 
Clique aqui para conferir.

7 comentários:

  1. Valeu!!! Baixei a legenda. Muito bom o servço que prestou para galera Parabéns. Agora vou procurar um link pra baixar o filme

    ResponderExcluir
  2. Não consigo baixar a legenda, já tenho o documentário e me animei com esse link, mas sempre trava qdo tento baixar e abrir.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo, a maioria das pessoas tem conseguido baixar sem problemas.
    O link disponível aqui não leva diretamente à página do download. Ele leva a um arquivo de texto, que contém o link. Basta você copiá-lo, e colar no seu navegador.
    Att;
    Antiquário do Som

    ResponderExcluir
  4. então, fiz exatamente isso, copie e colei no navegador, depois foi preciso baixar a plataforma do mega, tudo indica que baixou, mas não aparece nada...como proceder?

    ResponderExcluir
  5. Então o seu problema deve ter sido com o mega... Bem, ele tem um sistema diferente de outros sites. Ele carrega o download no proprio site,e depois voce tem que clicar novamente para o arquivo baixar (nessa etapa, ele baixa imediatamente).
    Veja lá se você consegue resolver assim... se não der, tento upar em outro site e te mando o link.

    ResponderExcluir
  6. Amigo, ja baixei faz tempo e nunca tinha encontrado a legenda, teria como vc disponibilizar de novo a legenda, abss e obrigado

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde! A legenda está indisponível?

    ResponderExcluir